Topo

MMA


Por que atleta do UFC ficou com olho inchado ao assoar nariz durante luta

Jeff Bottari/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images
Donald Cerrone ficou com olho inchado durante luta no UFC 238 Imagem: Jeff Bottari/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

2019-06-10T15:01:25

10/06/2019 15h01

A derrota de Donald Cerrone para Tony Ferguson, no sábado (8), pelo UFC 238, ficou marcada por uma imagem impressionante. Depois de levar um soco no nariz, Cerrone assoou-o no córner e seu olho inchou instantaneamente.

A imagem impactante fez com que o árbitro encerrasse o combate e declarasse vitória de Ferguson por nocaute técnico. A decisão causou controvérsia, já que o golpe de Ferguson teria ocorrido após o soar do gongo.

O que aconteceu com Cerrone não é algo incomum em casos de fraturas desse tipo. De acordo com o médico Fabrizio Ricci Romano, vice-presidente da Academia Brasileira de Rinologia, o olho incha por causa de uma passagem de ar que se cria entre a cavidade nasal e o tecido subcutâneo. Ao assoar o nariz, ele faz uma pressão que resulta no inchaço.

"Não é uma coisa rara de acontecer com traumas, fraturas na face. Esse ar não consegue entrar na parte subcutânea da pele, porque está fechado. Quando você tem uma fratura, principalmente na parte anterior do nariz ou na órbita, que separa o olho do nariz, você cria uma passagem entre a cavidade nasal e essa parte do tecido subcutâneo. Quando faz uma pressão, o ar vai para lá. Quando ele teve essa fratura, criou essa passagem".

Apesar de impressionar, o inchaço não costuma causar uma lesão permanente na visão, porque acontece entre a pele e o osso. "Ele vai precisar fazer curativos compressivos para eliminar o excesso de ar e evitar uma infecção. Mas não é algo que costuma causar uma lesão permanente na vista", completou.

Mesmo com a lesão, Cerrone não deverá passar por uma cirurgia no local. Essa foi a primeira derrota do lutador nos últimos quatro combates.